Pronto, você deu azar ou marcou bobeira e está sendo assaltado. O que fazer?
- Nunca reaja.
- Não tente fugir.
- Encurte o tempo (não enrole).
- Não faça movimentos bruscos.
- Não porte arma (não haverá tempo ou oportunidade de usar, então para que carregar? Caso o ladrão descubra, ele fica com mais uma, além de ficar irritado com você e provavelmente mais violento).
Além disso:
- Tente ficar (ou parecer) calmo, com fala mansa.
- Obedeça, fale pouco.
- Peça autorização e avise quando fizer um movimento (exemplo: ao desengatar o carro ou pegar qualquer objeto, não deixe o ladrão pensar que se trata de uma reação).
- Carregue algum dinheiro (para tentar não provocar reação do ladrão) e menos cartões.
Após a ocorrência
- Jamais persiga; na verdade afaste-se do local.
- Não chore ou entre em desespero.
- Ligue o mais rápido possível para o 190 com todas as informações em mãos ou na ponta da língua (endereço preciso, descrição, direção da fuga, etc). Se demorarem a atender, ligue para o Disque-Denúncia, 2253-1177 dizendo que é um caso de ação imediata (lá sempre atendem bem e rápido).
- Procure o posto policial mais próximo, se houver. Depois, faça o registro na delegacia mais próxima do fato (não da sua casa).
- Entre no site do SPC https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/spc-alerta-de-documentos e SERASA http://www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/ e veja o procedimento para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.